jueves, 11 de octubre de 2007

La Hispanidad como suma de voluntades

En visperas de la fiesta de la Hispanidad, quisiera que las banderas de las naciones del orbe Hispánico, y recuerdo que Hispanidad viene de Hispania, provincia romana que incluía el actual Portugal, estén aquí, en lugar preferente (que nadie crea que algunas están mejor situadas que otras, ya que todas son iguales), juntas, ofreciendo una fuerte unión que ya dura más de 500 años.
.

4 comentarios:

Basho dijo...

Pues que la de Venezuela esté arriba y a la derecha no me molesta ;-)

Un abrazo

Anónimo dijo...

"Hispânia" é uma Mátria geográfica, referente a toda a Península, que de resto não tinha unidade Política sob domínio Romano( estava dividida em Lusitânia, Bética, Tarraconense etc.).

A festa da hispanidad recorda 1492, Festa de Castela e Aragão, que se assenhoriaram do Nome "Espanha" para si mesmos - e que mais tarde conquistaram Navarra pela força em 1511 (sempre sem Portugal).

Esta "Espanha" não inclui, portanto, Portugal - logo a bandeira do Brasil não tem aí lugar. Ademais, se está aqui o Brasil - nascido de Portugal, não faz sentido a ausência da bandeira Portuguesa - é incoerente, nesta lógica ("errada" per si), claro.

Seja como for esta "Hispanidad" é de Castela, Aragão etc.; nada tem de Portugal, portanto Portugal e Brasil não têm aí lugar.

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné, Goa, São Tomé, Cabo Verde, Timor etc. são "Portugalidade" ou "Lusofonia" - como lhe queiram chamar - e têm os seus próprios dias Nacionais - incluindo Feriados de Descobrimentos marítimos próprios.

A participação Portuguesa em 1492 alíás está na figura de Cristóvão Colom(bo), que esteve 20 anos ou toda a sua vida de antes em Portugal, navegando nos seus Navios, vivendo em Lisboa e na Madeira, casando com uma Nobre Portuguesa - Filipa Moniz, tendo o primeiro filho Diogo(Português), aprendendo no Atlântico e na Ordem de Cristo, antes de passar a Castela.

Portanto, Portugal e Brasil são Portugalidade e Lusofonia e têm as suas próprias datas históricas, da SUA própria história.

Um Abraço em Cristo!
Cumprimentos.

GM dijo...

Como portuguesa, e conhecendo a nossa história, não posso deixar de concordar com o "sintrense". Reparei precisamente no facto de estar presente a bandeira do Brasil, sem sombras da de Portugal. É incoerente! :) De qualquer forma, verei sempre Espanha como "nuestros ermanos"...

Abu Saif al-Andalusi dijo...

Teneis razón amigos lusitanos. La bandera portuguesa estaba, pero casi no se veía. Ahora está bien visible.
Por supuesto que Portugal y los paises lusofonos tiene una historia independiente, pero la historia de Amrica es un poco la historia de España y Portugal, de Portugal y España. Y para mi es un motivo de orgullo. Portugal debe estar orgulloso de personas que como vosotros defendeis vuestro pabellón y yo os lo agradezco.
Muito obrigado pelos comentarios.
Luis